Será que você está lavando os seus cabelos da maneira correta?

Shampoo, condicionador, máscara de hidratação e, por fim, aquela escova: cabelos bonitos, macios e hidratados. Certo? ERRADO! Desde quando começamos a nos importar com esses cuidados, seja com os cabelos, unhas, pele, seguimos um padrão que se estabeleceu com o passar do tempo. Por exemplo: somos ‘educadas’ para cuidar dos nossos cabelos na mesma sequência que usei para iniciar o post e o resultado disso são, realmente, fios mais macios e com um brilho satisfatório. O que muitas pessoas não sabem é que essa não é a maneira correta de cuidar das madeixas.

Antes de qualquer coisa, preciso explicar umas coisinhas. Quando eu tinha luzes, só usava shampoos hidratantes (os shampoos que a gente conhece como ‘cremosos’) e eles cumpriam muito bem sua função. Quando decidi tirar as luzes e voltar o meu cabelo para a cor natural, notei uma diferença enorme: depois de lavados, os fios ficavam pesados em questão de horas e foi aí que achei que a melhor coisa seria voltar a usar shampoos para cabelo oleosos. E foi o que eu fiz! Passado um tempo, fiz mechas californianas, mas não mudei o shampoo. O resultado foi um ressecamento descontrolado no comprimento dos fios. Até que, conversando com uma amiga que trabalha em salão de beleza, aprendi algo muito interessante. Primeiro: não existe nenhum shampoo que trata da raiz do seu cabelo de um jeito e das pontas de outro. Ou seja, nada de shampoo para cabelos mistos! Quem tem o comprimento dos fios descoloridos (como no caso do ombré e das californianas), ou quem tem tem raiz oleosa e pontas secas, deve usar DOIS SHAMPOOS DIFERENTES! Isso mesmo!!! Um para cabelos oleosos na raiz e um hidratante no comprimento. É um pouquinho mais trabalhoso mas o resultado é um deslumbre!
Caso você tenha californianas, ombré ou luzes, depois de usar os dois shampoos, é hora do shampoo desamarelador. Os fios ficam mais clarinhos, e, na maioria dos casos, ele também tem a função de hidratante. Use uma vez por semana!
E agora seria a vez do condicionador, né?! Seria, mas não é!!! Depois dos fios lavados, as cutículas estão abertas, prontinhas para receberem a sua máscara de hidratação favorita. Aqui a ação do produto tem que ocorrer na estrutura interna dos fios. O condicionador tem a função de selar o cabelo e se usado antes da máscara, haverá um resultado pouco satisfatório. Condicionador só depois da máscara. Ele é a última coisa que a gente usa nos cabelos. Por fim, se você tem o costume de usar algum finalizador de pontas, use-o antes da escova, com os cabelos ainda úmidos, assim, os fios não ficam pesados.
Quem me ensinou essa troca de posições entre máscara e condicionador foi a nossa querida Catherine (aquela linda!!! ) e eu posso garantir que o resultado é outro. Na hora de enxaguar o condicionador já dá para sentir a diferença. Os fios ficam deliciosos, as pontas muito mais reparadas e saudáveis!

Aprenderam?! 😉
Xoxo, meninas!!!

Anúncios