Como guardar e cuidar dos seus esmaltes!

Todas as mulheres que gostam muito de colecionar esmaltes, sabem o quanto é importante guardar os vidrinhos corretamente, para conservar e manter a “boa saúde” dos queridos. E existem milhares de opções para organizar a sua coleção! Que tal aproveitar que tem um ano novinho batendo na sua porta e deixar seus esmaltes arrumadinhos?
A primeira coisa que se deve fazer é colocá-los em pé! Nada de deixar os vidros deitados, bagunçados, pois isso pode reduzir a qualidade do esmalte. Separe todos, veja os que estão vencidos e jogue fora, os que estão grossos dilua com óleo de banana. Chacoalhe os vidrinhos antes de colocá-los em pé (faça isso de tempo em tempo).
Limpe com acetona a borda dos vidros depois de usar, o esmalte que fica grudado ali faz com que a tampa não feche completamente, e isso deixa o esmalte duro, já que entra ar.
Feita a faxina, é hora de arrumar! Eu gosto de separar por marca, mas estou pensando em mudar e separar por cor. Vermelhos com vermelhos, verdes com verdes, azuis com azuis. Os que eu ainda não passei ficam em uma caixa separadinhos (ou então eu me perco e esqueço deles!). Organizadores ou gaveteiros são uma ótima opção para que tem uma coleção grande. Caixas decoradas, dessas de papelão, possibilitam fazer uma arte bem legal, encapando com tecido e ir colando um monte de coisinhas, como rendas ou botões! Ficam lindas, você organiza os vidrinhos e ainda se distrai fazendo artesanato!
Para guardar os acessórios, como alicates, espátulas, lixas, algodão, amolecedores etc., utilize uma necessaire ou caixinhas de papelão. Removedor, assim como os esmaltes, sempre fica em pé, para não derramar, não se esqueça! Se optar pelo gaveteiro, deixe uma gaveta reservada só para esse material.
Quem coleciona esmaltes tem que fazer manutenção sempre. Confira se estão todos em ordem, se não estão com cor diferente ou cheiro muito forte, se estão vencidos. Se o vidrinho for colecionável e o esmalte não estiver mais em boas condições, jogue num papel e deixe secar antes de jogar fora. Limpe o vidro com acetona, e guarde. Tudo isso pelo bem dos seus vidrinhos coloridos e queridos, e pela saúde das suas unhas!

Anúncios