Afaste as micoses!

Todas nós sabemos como para nós, mulheres, é importantíssimo ter unhas lindas e saudáveis. Quando elas se quebram então, a gente faz um drama, chora, fala palavrão, e em alguns casos, dependendo do tamanho do estrago, fica até aquela angústia todas as vezes que olhamos para a unha quebradinha.
Acontece que muita gente esquece de cuidados básicos, e fica sempre se preocupando com o brilho e a durabilidade do esmalte, se tem cutícula aparecendo, se a unha quebra, etc, sem pensar nas tão temidas micoses de unhas. E elas existem nos mais diversos tipos, desde simples manchas brancas, até a deformação total das unhas.
Na maioria dos casos, as micoses (que quando aparecem nas unhas, são chamadas de Onicomicose) são resultado de quando se divide material para fazer as unhas, como o alicate, espátulas ou palitinhos, ou até uma lesão que a unha sofre enquanto se tira as cutículas. Podem aparecer também por conta da baixa resistência do organismo, um sapato que machuque as unhas, ou até mesmo o ato de passar um esmalte atrás do outro, sem intervalo de pelo menos um dia.
Há um tempo atrás, eu feri uma unha, enquanto empurrava a cutícula com o ALICATE! Sabe quando ficamos fuçando, procurando cutícula que não existe? Olha só que coisa doentia (#medo) hahahaha! Nunca tive micoses (e tomo todos os cuidados necessários para não ter!), mas essa lesão aconteceu por não saber manusear o alicate e por falta de cuidado.  A unha cresceu com uma falha, como se não tivesse um pedacinho. Aí foram dias passando só esmalte vermelho para esconder o estrago. Desde então eu me preocupo muito com micoses, lesões, alicates e afins.
Alguns cuidados que podemos tomar para evitar dores de cabeça:
-> Não compartilhe o seu material de manicure/pedicure. Se precisar compartilhar, desinfete antes e depois de usar. Se não tiver esterilizador, utilize álcool ou lave com água quente;
-> Nunca faça movimentos bruscos enquanto estiver empurrando as cutículas. E quem tira com o alicate, utilize-o pacientemente;
-> Não fique muitos dias com o mesmo esmalte, e antes de trocar deixe pelos um dia as unhas livres, e hidratando sempre;
-> Sapatos confortáveis são importantíssimos! Problema é que mulher é bicho terrível, e sapato, confortável ou não, a gente usa com um sorriso lindo, mesmo que esteja nos matando. Então, tente usar os “não tão confortáveis assim” com menos frequência, tá? Hahahahaha!
Existem milhões de maneiras de se prevenir micoses, e a principal delas se chama cuidado. Queremos unhas bonitas, fortes, e um esmalte com durabilidade, mas tudo isso só é possível se tomarmos as devidas precauções!
=)

Anúncios